DESCRIÇÃO

A Colonoscopia Esquerda cobre apenas a parte esquerda do cólon (recto, cólon sigmóide e cólon descendente), ou seja, tem como objectivo a avaliação diagnóstica do terço distal do cólon e do recto.

É importante para o rastreio e diagnóstico precoce de lesões malignas ou pré-malignas, sendo eficaz para a análise das causas de sintomas como a perda de sangue nas fezes ou determinados tipos de diarreia.

REALIZAÇÃO DO EXAME

A duração do exame variável (média estimada de 20 a 30 minutos) e é executado após inspecção anal e realização de toque rectal. O aparelho progride lentamente com ligeiro desconforto na maioria dos casos, mas excepcionalmente pode despertar dor intolerável motivando sua interrupção (exames a repetir sob sedo-analgesia). Em doentes com doenças cardiovasculares (ex. arritmias, valvulopatia, isquemia) a realização de colonoscopia apresenta riscos acrescidos.

PREPARAÇÃO

O utente tem de se apresentar para o exame com o intestino completamente limpo tendo seguido as instruções dadas quando da marcação do exame. Esta condição deve ser confirmada pelo próprio antes de se iniciar o exame. É colhida ainda uma breve história clínica de modo a conhecer-se antecipadamente situações associadas a maior risco de complicações durante o exame que vai ser efectuado.

É um exame que tem como grande condicionalismo a boa preparação/limpeza do intestino.

Com os aparelhos recentes de Video-endoscopia é contudo um exame relativamente bem tolerado, não necessitando na maioria dos casos de sedação ou anestesia.

EXAMES DISPONÍVEIS

Colonoscopia Esquerda