DESCRIÇÃO

A colonoscopia é o exame ao interior do cólon e reto através de um colonoscópio introduzido pelo ânus. Designa-se: retosigmoidoscopia ou pansigmoidoscopia a exploração do reto e colon sigmoide; colonoscopia esquerda a exploração até ao ângulo esplénico e colonoscopia total quando a exploração do cólon é total, incluído a entubação do cego, com visualização do orifício do apêndice.

A endoscopia do colon e reto possibilita não só o diagnóstico como o tratamento de várias patologias. A colonoscopia tem um papel fundamental e insubstituível na prevenção do cancro colo-rectal (rastreio) pelo diagnóstico precoce e remoção dos pólipos.

REALIZAÇÃO DO EXAME

É realizada introduzindo o colonoscópio através do ânus, com o doente deitado inicialmente para o seu lado esquerdo. Poderá no entanto ser necessária a mudança de posição durante o exame e a palpação abdominal para facilitar a progressão do endoscópio. A duração do exame é variável, dependendo da situação clínica do doente e das intervenções terapêuticas que sejam necessárias.

A sua execução pode causar desconforto pela introdução de ar no interior do colon para permitir a sua adequada observação. A realização do exame sob sedação anestésica diminui ou elimina o desconforto do exame.

Os riscos existem em todos os procedimentos médicos, invasivos ou não. São vários os fatores que aumentam o risco de complicações, e estes deverão ser discutidos antes do exame, pesando os riscos e benefícios do mesmo.

Nunca é demais relembrar a importância da adequada limpeza do cólon pois minimiza o risco de potenciais complicações. Em caso de dor abdominal, hemorragia ou febre após realização do exame deverá consultar o seu médico ou o serviço de urgência mais próximo.

PREPARAÇÃO

A adequada limpeza do cólon e reto antes do exame é fundamental.

Para a colonoscopia total é necessário limpeza total e completa do colon, que implicará cuidados com a dieta alguns dias antes do exame e preparação com preparado específico na véspera e/ou no dia do exame. Deverá cumprir rigorosamente as indicações que lhe forem fornecidas na Clínica, pois o sucesso do exame depende muito da preparação de forma a permitir uma visualização mais detalhada possível e minimizar possíveis complicações.

É necessário, como para todos os exames, a assinatura de consentimento informado. Poderá ser solicitada avaliação prévia por médico anestesista, eletrocardiografia, radiografia e tórax e análises de sangue.

No caso de estar sob terapêutica com fármacos anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários (por exemplo clopidogrel ou ticlopidina, entre outros), discuta com o seu médico a necessidade da sua suspensão ou substituição.

A terapêutica com ferro oral poderá ser prejudicial na limpeza do cólon pelo que deverá ser suspensa pelo menos uma semana antes do exame.

O exame é realizado em regime de ambulatório, isto é, poderá ir para casa após o mesmo e retomar a sua dieta e atividades habituais. Os doentes que realizarem o exame sob sedação ou anestesia têm indicação para não conduzir e evitar atividades físicas rigorosas no dia do exame.

EXAMES DISPONÍVEIS

Colonoscopia Total

Colonoscopia Total C/ Anestesia