Chega a Primavera e as alergias também!
Os passarinhos cantam, o sol brilha, as flores começam a abrir e eis que os espirros e os olhos inchados também dão ares da sua graça!
O número de pessoas com alergias tem vindo a aumentar, e a primavera, outrora motivo de boa disposição, pode não ser muito bem vinda por muitas pessoas a quem os pólenes e o pó são verdadeiras dores de cabeça, literalmente. Estas alergias são na maior parte das vezes causadas por alérgenos e provocam sintomas como tosse, corrimento nasal, espirros e olhos vermelhos e inchados. Este problema tende a acentuar-se durante a transição de estações.
Em muitos casos os sintomas alérgicos são difíceis de diferenciar de outros sintomas provocados por variadíssimas desordens e doenças, como a constipação e gripe ou intoxicações alimentares. Por esta razão muitos médicos aconselham a visita a um alergologista (médico especialista em alergias), por forma a evitar má administração de medicamentos ou mesmo diagnosticar falsas alergias. Com a ida a um alergologista, os alérgicos podem beneficiar de um melhor acompanhamento e usufruir da última geração de antialérgicos.
O que fazer?
Saiba se é alérgico! Se suspeita sofrer de algum tipo de alergia (devido a sintomas como espirros, prurido nasal, tosse e fadiga), deve ir ao especialista. Cerca de 40% dos pacientes com rinite podem ter asma associada a tosse, dor no peito ou fadiga.
Não desvalorize. As doenças respiratórias são um problema e afetam muito o nosso dia-a-dia.
Siga o tratamento indicado – A alergia não passa com a idade. Saiba que existem medicamentos muito seguros e eficazes, que “não dão sono, não alteram o apetite e dominam a alergia”. Existem também vacinas antialérgicas que podem modificar o curso das alergias e quase que podem levar à sua cura.
Faça exercício, a natação é uma boa opção. Irá manter o seu organismo mais resistente.
Pode seguir alguns conselhos para atenuar o problema:
– Invista em almofadas antialérgicas, que possuem um cobertura impermeável aos alérgenos. Igualmente importante é a limpeza sistemática do colchão.
– Evite a decoração excessiva no seu quarto, carpetes e alcatifas, assim irá evitar a acumulação de pó.
– Lave com regularidade os cortinados.
– Não use prateleiras desnecessárias na casa de banho. Tudo o que possa armazenar pó é de evitar.
– Tenha especial cuidado com o seu aspirador. Peça a alguém que retire com frequência o filtro e o substitua.
– Se o seu escritório ou habitação tem ar condicionado, então mande limpar pelo menos uma vez por mês.
– Sempre que possível, vá junto do mar e faça aspirações de água salgada, se não pode usar em casa uma solução salina. Se passa muito tempo exposto ao ar da rua, lave o seu cabelo diariamente.
– Tome duche em vez de banhos de imersão. No caso de, a meio da noite, ter um ataque alérgico de tosse ou espirros recorra ao duche, que além de o lavar de partículas irritativas causa bem-estar e relaxa.
– Use óculos de sol, especialmente em dias de maior vento.
– Faça da sua casa e local de trabalho um local de não fumadores.
– Durante a primavera, evite abrir as janelas de sua casa. Faça, ou se puder mande fazer, todas as semanas, uma limpeza geral à sua casa. Não se exponha a fumos de lareira. O fumo da madeira queimada pode ser altamente prejudicial.
– Evite cães e gatos. No caso de não poder, ou não querer evitar, mantenha o animal o mais limpo possível e de pelo raso.
– Tenha cuidado com detergentes, especialmente alguns detergentes da roupa que podem causar alergias.