AVC um flagelo em Portugal
Não há quem não conheça alguém que já tenha sofrido um Acidente Vascular cerebral. Em Portugal é uma das principais causas de morte.
O que é?
O acidente vascular cerebral, ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. O AVC também é chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE).
Há dois tipos de AVC:
AVC Isquémico – acontece quando um coágulo bloqueia a artéria que leva o sangue para o cérebro. Pode ser provocado por:
- Uma trombose cerebral, acontece quando um coágulo de sangue se forma numa artéria principal em direção ao cérebro.
- Uma embolia cerebral, dá-se quando o bloqueio causado pelo coágulo, bolha de ar glóbulo de gordura (embolismo) se forma num vaso sanguíneo em alguma parte do corpo e é levado na corrente sanguínea para o cérebro.
- Um bloqueio nos pequenos vasos sanguíneos da parte mais profunda do cérebro.
AVC Hemorrágico – acontece quando um vaso sanguíneo rebenta, causando um derrame (hemorragia) no cérebro. A isto se designa de AVC Hemorrágico. Pode ser provocado por:
- Uma hemorragia intra-cerebral, quando um vaso sanguíneo rebenta dentro do cérebro.
- Uma hemorragia subacnóidea, quando um vaso sanguíneo na superfície do cérebro sangra para a área entre o cérebro e o crânio (espaço subacnóide).
Quais os sintomas?
Os primeiros sinais que aparecem quando se sofre um AVC são muito repentinos. Os sintomas incluem:
- Dormência, fraqueza ou paralisiade um lado do corpo (pode ser um braço, perna ou parte inferior da pálpebra descaídos, ou a boca torta e salivante).
- Fala arrastadaou dificuldade em encontrar palavras ou discurso compreensível.
- Visão subitamente enublada ou perda de visão.
- Confusãoou instabilidade.
- Forte dor de cabeça
Como reconhecer um AVC?
Use um teste simples que o pode ajudar a reconhecer se uma pessoa teve um AVC ou a sofrer de um ataque isquémico transitório.
- Fraqueza Facial: a pessoa pode sorrir? Tem a sua boca ou um olho caído?
- Fraqueza no braço: a pessoa consegue levantar os braços?
- Problemas de expressão: a pessoa consegue falar com clareza e entender o que lhe dizem?
Se reconhecer algum destes sintomas ligue, de imediato, para o 112 e explique o que se passa para que os profissionais possam encaminhar o doente o mais correta e e rapidamente possível.
Qualquer pessoa pode sofrer um AVC. Nas pessoas com menos de 75 anos são os homens quem mais podem sofrer um AVC. A partir dos 55 anos há maior probabilidade de se poder sofrer um AVC já que as artérias endurecem e ficam incrustadas pela acumulação de colesterol e de outros detritos (aterosclerose) formados ao longo dos anos.
Verifique o seu histórico familiar. Ter um parente próximo que teve um AVC aumenta o risco, possivelmente porque, condições como alta pressão arterial e diabetes tendem a expandirem-se pelas famílias.
Como reduzir o risco?
Dieta
Uma dieta rica em gorduras faz com que o colesterol se acumule no sangue e estreite as artérias. Demasiado sal pode levar a pressão arterial elevada. Ter peso a mais (obeso) coloca pressão extra sobre o coração.
Álcool em demasia
Beber com muita frequência aumenta a pressão arterial. Se beber uma grande quantidade de álcool num curto espaço de tempo pode fazer com que um vaso sanguíneo se rompa.
Exercício
Um estilo de vida sedentário pode contribuir para a obstrução das artérias. Exercício regular ajuda a manter a corrente sanguínea e o coração saudáveis.
Fumar
Fumar causa pressão arterial alta e torna o sangue mais espesso. Os químicos no fumo do tabaco absorvidos pelo corpo danificam as paredes dos vasos sanguíneos.
– Confira a sua pressão arterial regularmente
– Deixe de fumar
– Faça exercício regularmente
– Evite beber em demasia
– Corte no sal e nos alimentos com gorduras
– Coma muita fruta e vegetais
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!